5 Estratégias para vender mais AGORA
Hoje em dia, com tanta informação ao nosso alcance, e tantas ofertas disponíveis no mercado, você precisa se esforçar para conseguir se destacar e sair na frente no mercado! Para isso listamos aqui estratégicas para você vender mais no mundo digital. Siga esses passos e tenha sucesso garantido nas vendas!
LIÇÃO 01: Um ponto importante: ter um mindset digital é essencial.
As ofertas e as vendas estão acontecendo cada vez mais pela : internet. Portanto, aprenda a vender pela internet. Para se qualificar é interessante que você faça um curso para aprender a vender pela internet. Investir na sua capacitação é muito importante.
Montar uma boa estratégia de conteúdo (artigos, lives, posts no Instagram) atrelada a oferta do produto ou serviço online é fundamental para impulsionar as vendas.
Não posso dar-lhe a fórmula do sucesso, mas posso dar-lhe a
fórmula para o fracasso.
É: tente agradar a todos.
– Herbert Bayard Swope
LIÇÃO 2: É hora de mostrar a sua cara na internet.
Como já foi dito, as ofertas e as vendas estão acontecendo pela internet. E vão continuar assim daqui para frente.
Alexandre Canatella – diretor de negócios digitais do Carrefour Brasil e fundador da foodtech Cybercook (mais de 100 mil receitas e 2,4 milhões de usuários únicos), que há dois anos foi adquirida pelo gigante do varejo numa estratégia de acelerar o processo de transformação digital do Carrefour (entre outras coisas, oferecendo online os produtos das receitas que o consumidor acessa no site do Cybercook) – falou dos novos hábitos de consumo na indústria da alimentação.
Para Canatella, as pessoas estão mais atentas para o desperdício de alimentos e ainda mais cientes da necessidade de se alimentar melhor, de forma saudável. Saindo da pandemia, ele acredita que esses hábitos serão incorporados ao cotidiano e vão ter um efeito enorme sobre toda a cadeia de produção e distribuição de alimentos.
O Carrefour viu a possibilidade de crescer digitalmente olhando essas tendências não só liderando o comércio eletrônico de alimentos, mas também com a ambição de liderar a revolução de como o consumidor interage com o produtor do alimento e como ele se informa sobre o alimento. O grupo olha isso como parte da sua estratégia de negócios.
LIÇÃO 3: A loja é parte da experiência mas não é a única.
O consumidor compra na loja mas busca outros caminhos, e o ponto de contato físico fica sendo complementar ao digital.
Para o executivo Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário, a pandemia mudará as premissas da sociedade, do consumo, da economia e, consequentemente, os planos da empresa de cosméticos. Após registrar R$ 13,2 bilhões de faturamento em 2019, uma alta de quase 10% sobre o ano anterior, o Grupo Boticário viu, pela primeira vez na história, a receita da empresa “zerar” em março deste ano, com o fechamento de suas lojas e fábricas, como efeito do Covid-19.
A reação imediata da empresa foi adiar novos lançamentos, focar nas vendas de produtos da categoria de higiene pessoal e colocar força total nos meios digitais. Em 2019, o Grupo Boticário adquiriu o e-commerce Beleza na Web que tem ajudado a companhia a manter as vendas durante o isolamento social.
LIÇÃO 4: Otimize seus canais de venda.
Segundo Grynbaum, o futuro será ainda mais multicanal. Cada vez mais os negócios “offline”, como vendas diretas e o varejo tradicional, precisarão estar totalmente interligados com os canais “online”.
O futuro dos negócios será cada vez mais “fisital” (união de físico e digital), para usar uma expressão que o consultor Darrell K. Rigby, sócio da Bain & Company, utilizou em um artigo de 2015 da Harvard Business Review, mas que continua mais atual do que nunca.
Segundo Rigby, todo empreendedor precisa de uma lente “fisital”, pois ela “mudará a forma como as pessoas percebem e administram praticamente todas as atividades na vida e nos negócios”.
LIÇÃO 5: Adote uma nova lente de negócios.
Diz Rigby: “tente usá-la, distancie-se de sua cadeia de experiências com clientes para entender como as tecnologias digitais se aplicam. Integrar o físico e o digital promete transformar praticamente todos os elementos de praticamente todas as empresas, incluindo a sua.”
Em tempo, o esforço online do Boticário, durante a pandemia, está valendo a pena, diz Grynbaum. O Grupo teve um acréscimo de 34% em receitas vindas de novos consumidores, por meio do e-commerce. Ainda assim, o executivo vê que a recuperação do Boticário virá apenas em 2021.
Certamente, a Netshoes/Magalu, o Carrefour e o Boticário vão sair desta crise como novas empresas, no sentido de que vão agir diferente do que vinham fazendo até aqui. O efeito local, a maior consciência do consumidor com relação aos pequenos desperdícios, e a fusão entre o físico e o digital podem estar criando novos negócios neste exato momento ou matando aqueles que não estão percebendo essas mudanças.